segunda-feira, 26 de junho de 2017

What happens in Peniche...

Antes de começar a escrever pensei em palavras que descrevessem como me senti no sábado...

Intoxicada, embriagada, empaturrada...

Repleta, completa...

De coragem, apoio, alegria...

Confesso que hoje ainda me vem a lágrima ao canto do olho, sempre que me lembro do grito que dei naquela meta, a alegria era tanta que não cabia no meu peito, tive que exteriorizar.

O dia começou muito ensonado, deitei me tarde e acordei muito cedo. Tomei um pequeno almoço da treta e o almoço foi sushi. Ainda tentei ir a um restaurante italiano comer massas, mas só via queijos e natas nos ingredientes, e digo vos que passo mal quando me ponho a comer algo com lactose...
Ou seja fui para Peniche com um peso na consciência, porque não me alimentei adequadamente, principalmente porque me tinha portado tão bem durante a semana, sem álcool, a beber muita água, a comer coisinhas saudáveis...

A viagem foi muito animada, deu para me distrair dos nervos que tinha. Quando chegamos fomos a uma pastelaria esperar por dois colegas da equipa que foram mais cedo e que tinham os dorsais... Entre jolas e gelados (com um aspecto delicioso) a ET ficou a olhar... Não quis/consegui comer nada, tinha o estômago cheio de borboletas. Tentei concentrar me nas conversas animadas do pessoal, mas estava a ser difícil...

À medida que a hora se aproximava mais nervosa ficava, passeamos pela cidade, combinamos a estratégia para o "assalto à sardinha", encontramos conhecidos, amigos, tiramos fotos, videos... Sempre na risota e animação.

A chegada...


Na altura de ir para a zona da partida, um abraço especial de um amigo que me incentivou a participar nos 15km e que me garantiu que ia ter comigo assim que terminasse a prova dele. Obrigada pelo apoio.

E eis que começa... Musica nos ouvidos, relógio a funcionar, pernas a mexer, BORA LÁ!!!

Lá vai a ET, no ritmo possível, num ritmo confortável. Senti me tão confortável que nem olhei para o relógio, Ia distraida com a musica dos fones...
O apoio da população é realmente do outro mundo, nunca vi tanta gente na rua a apoiar, foi fantástico, só esse apoio é meio caminho andado para fazer esta prova.

Não tive dores, não senti aquela dificuldade inicial e habitual que tenho SEMPRE!!! Sim sempre, mas não sei se estava intoxicada de apoio e carinho, nunca tive vontade de desistir, nem me passou pela cabeça...
Quando passei pela divisória entre as fogueiras e fogueirinhas, olhei para cima vi o numero 15, e disse para mim:

Bora lá, tu és capaz!!!

E lá fui eu, a distribuir HI5 aos miúdos. Corri muito, nunca corri tanto na vida, mas também andei.
A visão do fogo, no escuro cerrado, o mar, as pessoas a aplaudir, o pessoal em bicicletas e motos a perguntar se estávamos bem, foi tudo perfeito. Só faltava a família... E foi mesmo a cereja no topo do bolo, ver o meu amigo a subir a rua, para me ajudar a terminar a prova... Ninguém fica para trás...
Um pouco mais à frente, eis que vemos um individuo no escuro, parece o M (de uma equipa vizinha, mas nas provas e treinos só mudam as camisolas, somos todos amigos). Era mesmo o M, disse que me vinha buscar e lá fomos de braço dado...
Até que quase no fim alguém grita o meu nome... "Alguens"... Era o resto da equipa que era suposto estar já a assar as sardinhas, mas quiseram esperar pela ET...
Acho que foi aí que quebrei, mas quebrei de felicidade (mau tanta lamechisse) fiquei tão emocionada, que nem conseguia respirar. Parei recuperei e com o pessoal atrás a puxar por mim fui a caminho daquele sitio desejado, a meta... Mesmo à chegada lá estava o L, a dar me força, orgulhoso do meu feito...
E ao pisar aquele tapete vermelho fiz algo que normalmente não consigo fazer, fui buscar forças não sei aonde aumentei a velocidade, com os Ornatos Violeta nos ouvidos, lágrimas nos olhos, o N, o M e a S atrás de mim cortei a meta com um tempo inesperado para mim, 1:50.




Depois, foi a altura das sardinhas e que boas que estavam. Foi pena estar mesmo muito frio, porque por mim tinha ficado em Peniche até mais tarde, a fazer brindes e a comer sardinhas...

Havia tanto mais para contar, mas what happens in Peniche, stays in Peniche...
Para o ano estou lá outra vez...

E agora??? Continuar a treinar, as Dores estão a chegar...

13 comentários:

  1. Que bom! Parabéns! É completamente óbvio nas tuas palavras que foi um momento muito feliz! E a corrida é tão boa quando assim é :D

    Tive pena de não te ter conhecido! Eu passei por vocês quase no final, quando já estavas com o N., por isso devo ter-te visto, sem fazer ideia de quem eras :)

    Ainda bem que gostaste e que ficou a vontade de continuar a treinar e pensar no próximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. É tão bom contrariar quem nos dizem que nunca vais conseguir...

      Vai haver mais oportunidades para nos conhecermos ;)

      Eliminar
  2. Muitos parabéns! :)
    Percebe-se pelo teu relato a grande alegria que foi correr esta prova e cortar aquela meta.
    Correr é de facto muito especial por todos os sentimentos vividos e pelos amigos que se fazem.

    Força para as próximas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Há pessoas que merecem tudo o que o mundo tem de bom para lhes dar. Tu és uma dessas pessoas. A força e a calma que te tentei transmitir nestes últimos tempos são apenas o meu humilde contributo para que isso aconteça. Nunca tive dúvidas que ias conseguir, só tinha que ter a certeza que tu também acreditavas sem qualquer hesitação!

    Aquele abraço antes da partida, o M aparecer do meio do nada e o resto da malta ter esperado pela nossa "sardinha" ficam na memória. Curiosamente, em Santarém a S também se juntou a caminho da meta. :)

    Qualquer dia és tu a dar-me a mão num trail. Não será nas Dores!

    P.S: Adoro a foto, já te tinha dito?

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente há pessoas que não falham, e tu és uma dessas pessoas... Conhecemos nos nestas andanças, mas sei que vamos continuar a ser amigos mesmo quando tivermos cheios de artrites/oses e de bengala na mão...

      Nas dores não, é o pior trail para se começar (principalmente para alguém que não gosta de trails). Temos que pensar nisso...

      **

      Eliminar
    2. Adorei a imagem! Brindo a isso - há que aproveitar enquanto ainda conseguimos segurar num copo cheio! ;)

      Eliminar
  4. Muitos e muitos parabéns! Fico muito feliz pelo teu feito e pela felicidade que encerra.
    Foi pena não nos termos conhecido mas era muita gente.
    Beijinhos e força para as próximas :)

    ResponderEliminar
  5. Boa! Muitos parabéns. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada... Isto para o comum dos mortais é peanuts, mas para uma ET...

      **

      Eliminar